Novo Concurso público INEP confirma adesão tardia ao CNU 50 vagas disponíveis

 Novo concurso do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) tem uma disponibilidade de 50 vagas autorizadas e antepôs por ofertadas dentro do Concurso Nacional unificado.

Por Luaderson Donatello Barbosa
Publicado em 06/01/2024
_______________________________________________________________


Foi confirmado, no dia 18/10 pelo instituto Nacional De Estudos e Pesquisas Educacionais(INEP) sua adesão ao Concurso Nacional Unificado. Inicialmente, o órgão tinha optado por realizar o Concurso INEP por conta própria, entretanto acabou voltando atrás, mesmo já tendo fechado o prazo para adesão ao CNU, a solicitação do instituto foi aceita.

Levando em consideração a autorização prévia do ministério da gestão e inovação em serviços públicos (MGI), o INEP vai abrir 50 oportunidades para o cargo de nível superior. Com esse quantitativo, o certame conjunto, conhecido como Enem dos empregos, soma cerca de 6.640 vagas imediatas disponibilizadas em 21 órgãos do poder executivo.

Como está a situação atual do concurso INEP ?

Houve uma confirmação para ser realizado um novo concurso INEP para Efetivos com a publicação da portaria MGI N° 2.403 de 16 de junho de 2023, publicada em adição extra do diário oficial da união. A medida foi assinada pela ministra de estado da gestão e de inovação em serviços públicos, Esther Dweck.

 A portaria estabelece a abertura de 50 vagas para o cargo de Pesquisador- tecnologista em informações e avaliações educacionais. O documento ainda determina as seguintes condições para a atribuição das vagas:

I - Homologação do resultado final do concurso; e

II - Declaração do ordenador de despesa responsável, quando da atribuições das vagas, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa á lei orçamentária, demostrando a origem dos recursos a serem utilizados.

De acordo com a portaria, o prazo para o edital ser publicado é de até seis meses, a contar do dia 16 de junho de 2023,ou seja, o edital do concurso INEP deveria ter sido publicado até dezembro de 2023, oque não aconteceu até o momento,mas pode estar bastante perto.

Portanto, a expectativa de todos era que o concurso público do INEP tivesse um edital próprio. Entretanto, o órgão voltou atrás em sua decisão e solicitou adesão ao Concurso Nacional Unificado está semana. A confirmação de integração das 50 vagas no CNU foi dada no dia 18 de outubro de 2023.

 Haverá 50 vagas disponíveis de nível superior concurso INEP 

O instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais havia enviado em maio de 2023 uma solicitação ao governo federal para que um novo concurso público fosse realizado, uma vez que o último certame do órgão ocorreu em 2012.

Além do vencimento necessário, os profissionais terã alguns direitos a gratificação de desempenho de atividades especializadas e técnicas de informações e avaliações Educacionais (GDIAE), que possui o valor de R$ 3.647,00 e mais o auxílio alimentação de R$ 658,00. Outras gratificações poderão ser concedidas, conforme a titulação do profissional.

Quando tivermos mais informações atualizarmos a página,enquanto isso, continue estudando para ser o melhor.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem